AS DIFERENÇAS E VARIAÇÕES DO MDF e HDF

 

 

Ao planejarmos um projeto de interiores é importante verificar as qualidades e utilidades de cada material empregado. A  escolha adequada de painéis de madeira, podem fazer a diferença na execução dos móveis, tanto nos ambientes de trabalho como nos residenciais, onde os atributos de cada opção pode garantir um melhor resultado e definir a qualidade do móvel.

Entre as opções mais utilizadas estão o MDF e HDF, cada um com suas características e aplicações distintas. Identificar qual destas opções é mais adequada para cada situação, pode definir um móvel mais seguro e duradouro.

O MDF é uma placa de fibras de média densidade (Medium Density Fiberboard), fabricada a partir de partículas de madeira de média densidade, combinadas com aditivos (cera e um aglutinante de resina) prensadas por meio da aplicação de alta temperatura e pressão, resultando em uma placa uniforme e homogênea, que aceita cortes nas mais diversas direções, garantindo entalhes ou cantos arredondados. Sua superfície lisa aceita muito bem a pintura e a colagem de diversos acabamentos.

 

MDF verde é mais resistente a umidade

Por ser leve, é muito utilizado em móveis com design inovadores, que não armazenam objetos pesados. O MDF verde é mais resistente à umidade, uma composição com resinas especiais e aditivos impedem a absorção acelerada, mas não são totalmente à prova d’água. É indicado para locais úmidos, como armários de cozinha e armários de banheiro. A MDF vermelha é resistente ao fogo, e frequentemente usada em móveis de escritórios,  hospitais e na indústria.

 

MDF vermelho é mais resistente ao fogo

O HDF também é uma placa industrializada, com a diferença de ser uma placa de densidade mais alta (High Density Fiberboard), fabricado com fibras de madeiras selecionadas, com resina termofixada por pressão e alta temperatura, é mais prensado, quebrando assim todas e quaisquer partículas vivas existentes na madeira, fazendo com que as mesmas não interfiram na resistência do produto. É mais resistente à umidade e arranhões, com alta rigidez e maior capacidade de carga. Sua espessura varia entre 2,5 mm e 6 mm, e oferece uma boa capacidade de corte e usinagem.

Por ser um material mais resistente ao impacto e carga, o HDF  é um produto recomendado para pisos laminados, fabricação de portas e móveis domésticos de alta qualidade, como armários de cozinha, guarda-roupas, balcões de escritório. HDF Black  é mais resistente ao fogo.

 

HDF black é mais resistente ao fogo

É comum misturar o MDF e o HDF na produção de móveis planejados, usufruindo dos benefícios de cada um, de acordo a funcionalidade de cada móvel.

Iniciar conversa
💬 Podemos ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?